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Como smartphones, laptops e tablets obscurecem a linha entre trabalho e casa, os funcionários desejam usar seus próprios dispositivos para contribuir de qualquer lugar e a qualquer momento.

Com “ 77% das pequenas empresas que usam tecnologia móvel”, e as tendências de adoção em alta, muitas empresas veem as políticas “Traga seu próprio dispositivo” (BYOD) como uma maneira de apoiar uma força de trabalho cada vez mais móvel e, ao mesmo tempo, reduzir os custos associados à propriedade da tecnologia móvel.

Existem preocupações óbvias com a segurança do BYOD quando os funcionários usam seus próprios dispositivos para tarefas de negócios. Considere estas questões de segurança de TI e gerenciamento de riscos antes de introduzir o BYOD em sua estratégia de negócios:

  1. Você pode apoiá-los? O suporte a dispositivos de propriedade de funcionários pode ser complicado. Os sistemas operacionais e dispositivos variam. Alguns funcionários têm acordos de suporte com fabricantes ou transportadoras. Sem um departamento de TI dedicado, você precisará contar com o funcionário ou com os provedores de serviços confiáveis. Se você possui TI interna, eles têm os recursos e o treinamento para oferecer suporte a dispositivos variados?
  2. Atualizações de software? Aplicativos e sistemas operacionais são atualizados continuamente. Essas atualizações geralmente envolvem patches de segurança. Se você não possui controle centralizado sobre os dispositivos e confia no usuário final para instalar as atualizações, como verificará se essas atualizações são feitas corretamente e quando são necessárias?
  3. Dados pessoais e comerciais juntos? Os dispositivos pertencentes a funcionários contêm dados pessoais, como contatos, informações da conta, aplicativos, informações financeiras, senhas e muito mais. Como você manterá os dados corporativos seguros e separados das informações pessoais?
  4. Perda, roubo, upgrades e rescisão? As coisas acontecem, mas desta vez as informações da sua empresa estão em risco. Você possui um sistema para localização do dispositivo e limpeza remota de dados? Se um funcionário atualizar seu dispositivo ou for desligado, como você garantirá que seus dados sejam removidos e migrados com segurança?
  5. Proteção de dados e vazamentos? A força de trabalho móvel é … bem, móvel. Como proprietário de uma empresa, você nem sempre tem controle sobre onde e quando eles se conectam. Redes domésticas, cafeterias e outros pontos de acesso Wi-Fi públicos são notórios por falta de segurança. Que medidas você adotará para impedir o acesso não autorizado aos dados da sua empresa?
  6. Você tem uma política de BYOD? Permitir que seus funcionários tragam seus próprios dispositivos exige que você crie políticas sobre o uso delas. Você tem planos de reembolso ou subsídios? E o acesso do empregador a senhas, instalação de aplicativos e programas de segurança de terminais? Ambas as partes têm uma compreensão clara dos direitos e responsabilidades uma da outra?
  7. Implementar software e políticas MDM? A implementação de políticas e software de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) em sua estratégia móvel ajuda a diminuir sua exposição a ataques cibernéticos, permitindo que os administradores de TI controlem, suportem e protejam dispositivos de terminal. O software MDM não é uma tecnologia de segurança, mas pode fornecer recursos como localização do dispositivo e limpeza de dados. Ter uma política de MDM em vigor também ajuda a mitigar a invasão de privacidade ou ações semelhantes.

Não deixe que os desafios de segurança do BYOD o impeçam de colocar a mobilidade em sua estratégia de negócios para 2019. As medidas de segurança de TI devidamente documentadas e entendidas mutuamente fornecem uma camada adicional de confiança aos seus funcionários, parceiros de negócios e clientes. Não espere. Comece a perceber a economia de custos, a satisfação dos funcionários e o aumento da produtividade do BYOD em seus negócios.

À medida que o BYOD se torna rapidamente um novo padrão, as políticas de segurança e gerenciamento de dispositivos ajudarão a atenuar os problemas de segurança e recursos humanos que possam surgir. Se precisar de ajuda, considere uma parceria com um provedor de serviços de TI gerenciado para proteger e executar seus planos de BYOD.

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